Brota na Grota atende comunidade Sítio Recreio no Trapiche da Barra

Foram oferecidos atendimentos de Saúde, socioassistenciais, cadastro de currículos e cursos gratuitos

Brota na Grota atende moradores do Trapiche da Barra. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

No início da manhã desta sexta-feira (14), a região do Trapiche da Barra foi contemplada pelo programa Brota na Grota. O maior programa de inclusão social do país levou diversos atendimentos para os moradores da comunidade Sítio Recreio e região.

A edição ocorreu na Praça Pingo D’água, onde foram oferecidos atendimentos médico e de enfermagem, marcação de consultas e exames através do Pronto!, vacinação, além de atendimento veterinário, cadastro para o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Cadastro Único, NIS, cartão do idoso, primeira via do cartão VAMU e atividades recreativas para as crianças.

A Equatorial marcou presença para atender as demandas da população, que também contou com assistência jurídica e psicológica fornecida pela Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/AL.

Atendimento Humanizado

Com muito entusiasmo e paixão pela profissão, o Dr. Maycon Wanderley atende como clínico-geral no Brota na Grota, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Sua história com o programa começou em dezembro de 2023. De lá para cá, o jovem médico vem participando de algumas edições e conta que é apaixonado pelos eventos.

“O que torna o Brota na Grota especial é a assistência às pessoas mais necessitadas da cidade. Devido à grande demanda da população nas UBSs, o atendimento acaba sobrecarregando e as pessoas ficam sem assistência. O Brota vem como suporte para suprir essas demandas. Maceió é uma cidade grande com uma população muito carente”, declarou.

Dr. Maycon durante atendimento no Brota na Grota. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

Segundo ele, os atendimentos médicos realizados durante Brota na Grota contribuem para a atenção primária. “Muitos pacientes passam anos sem ir ao médico. Nós também trabalhamos essa parte educativa, explicando a importância do acompanhamento médico e da UBS. Além de fazermos esse atendimento da atenção primária, fazemos a conscientização do posto de saúde, pois muitos nem sabem qual é o posto mais próximo de suas residências”, explicou.

Para o médico, o público que procura o Brota na Grota é formado por muitas pessoas que se sentem desamparadas e que estão rodeadas de diversas mazelas sociais, seja em casa ou no trabalho. Poder ajudar essas pessoas traz um sentimento de realização profissional ao jovem médico.

“Aprendemos na faculdade sobre humanização da medicina e a gente tenta colocar isso em prática nos atendimentos. Há pacientes que vêm cheios de expectativas e esperam que o profissional dê o seu máximo e resolva seus problemas, até mesmo uma queixa de ansiedade, algum desabafo dentro ou fora de casa e que, muitas vezes, ele não percebe que há uma patologia por trás”, ressaltou.

Dayana Mirelle Cardoso, 35 anos, foi com suas três filhas para a consulta com o Dr. Maycon, e teceu elogios ao atendimento recebido. “Tirei todas as minhas dúvidas e minhas filhas foram tratadas super bem. Solicitei exames, ele passou e agora vou marcar aqui no Pronto!. Muito organizado o evento. A população estava precisando dessa equipe multidisciplinar. Está excepcional. Não tenho o que reclamar”, elogiou.

Dayana e suas filhas foram atendidas pelo clínico-geral. Foto: Ascom Segov

Profissionalização

O programa Brota na Grota também atrai diversas pessoas que procuram se profissionalizar através dos cursos oferecidos. Uma delas foi Julia Diná de Oliveira, 20 anos, que foi ao evento para se inscrever. “Vim me cadastrar nos cursos profissionalizantes e dar uma geral no cabelo. Nunca tinha visto algo assim no bairro e está sendo bom para a população. Quem não conseguia fazer agendamento ou cadastro no Bolsa Família, agora pode”, comentou.

Esttefane e suas filhas durante atendimento da Semuc. Foto: Ascom Segov

Quem também estava atrás de se especializar e expandir seus conhecimentos foi Esttefane Costa, uma jovem mãe de 26 anos, que viu nos cursos ofertados pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) a chance de abrir novas portas no mercado de trabalho.“Me inscrevi para doceira, salgadeira e manicure. Tenho experiência como manicure e desenrolo alguns doces. Foi ótimo esse atendimento, porque parte aqui do Trapiche precisava muito. Eu, que tenho duas meninas, para me locomover com elas fica difícil. Quando vem pra cá é mais viável pra gente”, afirmou.Maria Cícera de Lira, 57 anos, veio ao evento com o intuito de conseguir um emprego e se vacinar. Já aposentada, ela espera conseguir uma renda extra para ajudar em casa. “Nasci e me criei aqui. Vim tentar arrumar um emprego, apesar de estar aposentada. Quero ter uma renda extra para ajudar mais em casa. As meninas que me atenderam foram maravilhosas, tanto na vacinação quanto no atendimento social”, disse.

Maria Cícera mesmo aposentada foi ao Brota na Grota procurar vaga de emprego. Foto: Ascom Segov

Também estiveram presentes a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab), a Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal (Sebema), o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan).

O Programa

O Brota na Grota é o maior programa de inclusão social do Brasil, idealizado pela atual gestão e coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras (Segov). O evento itinerante ocorre todas as sextas-feiras, levando diversos serviços públicos para as comunidades mais vulneráveis da capital.

A programação do Brota na Grota prossegue no Reginaldo, no dia 21 de junho e na Vila Brejal, no dia 28.

Brota na Grota na Praça Pingo D’água, Trapiche da Barra. Fotos: Alisson Frazão/ Secom Maceió