Conferência Municipal de Saúde

Conferência Municipal de Saúde chega à 10ª edição com elaboração de propostas para melhorias dos serviços do SUS.
Durante o evento foram discutidas estratégias para garantir maior acesso e qualidade no atendimento dos usuários aos serviços de saúde.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) deu início, nesta terça-feira (11), à 10ª Conferência Municipal de Saúde “Ana Cláudia Maria Duarte Maia”, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Este ano, a Conferência tem como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

O encontro ocorre a cada quatro anos e tem o objetivo de fortalecer discussões e definir propostas para a melhoria do atendimento do SUS em Maceió, contando com a participação democrática de todos os segmentos que compõem o SUS. A Conferência tem continuidade nesta quarta-feira (12).

A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, participou da abertura e destacou os diversos fatores que podem levar ao adoecimento da população, bem como abordou sobre a riqueza que o SUS representa para o povo.

“Temos um enorme desafio pela frente, pois o SUS sofre ameaças constantemente e queremos resgatar a saúde como direito, como política pública e fator de desenvolvimento. Assegurando tanto a oferta de serviços na Atenção Básica quanto na média e alta complexidade, buscando a integralidade da atenção”, pontuou a secretária.

Já para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávia Citônio, ninguém conhece melhor o SUS do que quem o usa e quem trabalha nele. “Esse é o momento para trabalhadores, usuários, gestores e prestadores discutirem saúde e suas infinitas demandas, destacando as prioridades e maneiras de melhorar o sistema, reduzindo as desigualdades sociais entre a população”, afirmou a presidente.

A abertura da 10ª Conferência contou também contou com a presença de Carlos Casado, representante do Ministério da Saúde. “Maceió pode contar com a equipe do Ministério para dar andamento às demandas de saúde, que essa conferência seja de aprendizado e discussões sadias”, ressaltou.

A Conferência é uma realização do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde, juntamente com a Prefeitura de Maceió e busca elaborar as diretrizes e propostas que serão levadas para as etapas estadual e nacional.